Kawasaki Ninja ZX Forum banner

ZX7R - Conversão de Injeção de Combustível

117K views 292 replies 41 participants last post by  Stew w W  
#1 ·
Olá ZX Freaks.

Decidi descrever a minha história de conversão de Carburador para EFI.
Sou muito novo aqui. Comprei a minha ZX7R há duas semanas. Este é o início da minha aventura de mota. :)

Encontrei uma ZX7R bastante agradável de 1998. É a versão europeia - importada de Itália.
Comprei-a como uma mota totalmente de origem, exceto o escape Akrapovic (coletor e silenciador).
A mota está em muito bom estado. Só estava a sofrer de problemas de carburador.

Fiz muitas conversões de EFI em carros, por isso decidi que seria muito mais fácil colocar uma injeção de combustível do que brincar com carburadores.

Então... vamos começar!

Essa é a minha menina :)
Encontrei-a aqui em muito bom estado :)

Image

Image

Image

Image

Não pensei muito... Apenas a comprei :)

Essa é a foto da nossa viagem para casa :)

Image

Haaha "Besta numa jaula" >:)

Finalmente chegámos a casa :smile2:

Image

No primeiro dia, depois de comprar a minha ZX7R, encontrei corpos de acelerador GSXR 750 num ferro-velho perto da minha casa :)
Eles eram bastante baratos, então comprei-os. Não fiz nenhuma medição dos diâmetros de entrada e saída dos carburadores de origem - pensei que seria capaz de os encaixar com algumas modificações.

Image

Fiquei muito feliz por os ter com toda a cablagem, injetores, calha de combustível, sensores (sensor TPS e MAP) e borboletas secundárias.

Então...livrei-me dos carburadores de origem. Sem nenhuma lágrima, acenei com a mão e gritei "PERCAM-SE, SEUS CARBURADORES FEIOS!!!!"

Image

Agora...tive um espaço livre para encaixar os corpos de acelerador GSXR.

E...

Image

.. Fiquei surpreendido que os corpos de acelerador encaixassem quase perfeitamente. Apenas as borboletas 2 e 3 precisaram de ser reajustadas - precisei de aumentar a distância entre a 2ª e a 3ª TB em cerca de 4 mm.

Essa é a comparação... corpos de acelerador GSXR e carburadores de origem...

Image

>:)

O plano para as próximas semanas é:
- montar e configurar o mecanismo de controlo das borboletas
- preparar uma nova cablagem para os injetores.

O meu plano é usar a seguinte configuração na minha mota.
- UMC-1 ECU da No Limits Motorsport (Megasquirt 2 com código Extra)
- Roda dentada de 12-1 dentes em vez da roda dentada de origem
- Injectores Batch (1+4) e (2+3)
- Ignição Wasted Spark com bobinas de origem
- Motor PWM Idle
- Algoritmo de ignição e combustível Alpha N com compensação de pressão

Com o progresso em andamento, tentarei postar todas as atualizações relacionadas com o meu projeto.

Melhores cumprimentos

Kuba

#3 ·
Olá Milos

Vou manter este tópico atualizado.

Por agora, preciso fazer um desenho para uma roda dentada 12-1, que se encaixará nas montagens da roda dentada original para funcionar com o sensor de posição da cambota original.
Se alguém estiver interessado em tal conversão, postarei todos os desenhos, etc.
Para os interessados apenas na conversão de carburador para EFI (com sistema de ignição original), tenho uma solução realmente simples e relativamente barata. :)

BR

Kuba

#6 ·
Não é um mod tão difícil quanto parece. O maior problema será encaixar a bomba de combustível e organizar um novo sistema de combustível. Acho que vou usar uma bomba externa para evitar a modificação do tanque de combustível. Eu sei que é muito trabalho, mas tenho certeza que vale a pena :)

#7 ·
Como você está lidando com a falta de um sensor de posição da árvore de cames? Abastecimento em lote? Como você irá compensar o acúmulo de combustível se for em lote?

Estou quase lá no meu ZX9R. É muito mais fácil, pois o motor ZX9R é essencialmente o mesmo que um Z1000. O 99 ZX9R tem um sensor de posição da árvore de cames. Estou usando o chicote do Z1000, CDI, captador/estrela, etc., com corpos de borboleta ZX10R. Minha maior lacuna era uma caixa de ar, mas descobri que os caras do Z1000 usam filtros de cápsula quando atualizam para corpos de borboleta ZX10R. Estou apenas adicionando a bomba de combustível externa.

#8 ·
Como você está lidando com a falta de um sensor de posição da came? Abastecimento em lote? Como você vai compensar a formação de poças se for em lote?

Estou quase lá no meu ZX9R. É muito mais fácil, pois o motor ZX9R é essencialmente o mesmo que um Z1000. O 99 ZX9R tem um sensor de posição da came. Estou usando o chicote, CDI, captador/estrela, etc., do Z1000, com corpos de borboleta ZX10R. Minha maior lacuna era uma caixa de ar, mas descobri que os caras do Z1000 usam filtros de cápsula quando atualizam para corpos de borboleta ZX10R. Estou apenas adicionando a bomba de combustível externa.
Sim, como primeiro passo, ou chamemos de Evolução 1, usarei o abastecimento em lote (1+4 e 2+3) e ignição por faísca perdida.
Para um acabamento adequado do cilindro, usarei termopares colocados em cada coletor de escape para fazer um acabamento de injeção adequado (sim. injeção em lote com um canal separado para cada injetor para apará-los)

Pode explicar o que você quer dizer com "formação de poças"?

Qual bomba você planeja usar, estou procurando uma para usar... e a maioria delas é bem grande... :crying:

BR

Kuba

#9 ·
O abastecimento em lote funciona bem em motores de carros, especialmente com um plenum comum, mas a rotação do motor joga contra você em um motor de motocicleta. É por isso que você encontra dois injetores por cilindro em motos como a ZX6R mais recente.

No cilindro fora do ciclo, o combustível é pulverizado para dentro da admissão, as válvulas estão fechadas, então o combustível perde a suspensão e cai no fundo da porta em uma poça. Quando as válvulas abrem, a poça é puxada para dentro do cilindro e não pode ser aerossolizada, por isso é difícil de queimar. É principalmente empurrado para fora da admissão e prejudica a economia e a potência. É uma das principais razões pelas quais as pessoas não conseguiram fazer o FI em lote funcionar em uma motocicleta. As pessoas que o completaram produziram menos potência do que uma moto carburada.

Se você pudesse criar um coletor de admissão comum com um único corpo de borboleta e injeção no plenum, isso poderia resolver o problema.

#11 · (Edited)
O abastecimento em lote funciona bem em motores de automóveis, especialmente com um plenum comum, mas o RPM trabalha contra você em um motor de motocicleta. É por isso que você encontra dois injetores por cilindro em motos como a ZX6R mais recente.

No cilindro fora do ciclo, o combustível é pulverizado para dentro da admissão, as válvulas estão fechadas, então o combustível perde a suspensão e cai no fundo da porta em uma poça. Quando as válvulas abrem, a poça é puxada para dentro do cilindro e não pode ser aerossolizada, por isso é difícil de queimar. É principalmente empurrado para fora da admissão e prejudica a economia e a potência. É uma das principais razões pelas quais as pessoas não conseguiram fazer com que o FI em lote funcionasse em uma motocicleta. As pessoas que o concluíram produziram menos potência do que uma moto carburada.

Se você pudesse criar um coletor de plenum comum com um único corpo de borboleta e injeção de plenum, isso poderia resolver o problema.
Isso é completamente falso. Uma das regras básicas na injeção de combustível é pulverizar o combustível quando as válvulas estão fechadas. :) Ajuda a vaporizar o combustível e você evita perdas de combustível por sobreposição... Mas, está funcionando apenas em baixa rotação. Em rotações mais altas, quando os tempos de abertura do injetor estão ficando mais longos, os injetores permanecem abertos por 70-80% do ciclo do motor. Portanto, a injeção sequencial não tem nenhuma vantagem em altas rotações.
Eu fiz muitos carros, especialmente carros de Fórmula 3 e Fórmula 3000, onde os motores giram mais alto do que em motocicletas, sem "problemas de poças"
Isso é lindo. Eu adoraria transformar meu bebê em uma fera com injeção de combustível... Deus sabe que eu preferia mexer com uma ECU a ter que ajustar os parafusos nos carburadores... Definitivamente assinando este tópico. Continue com o ótimo trabalho, Bad One! :p
Se você estiver interessado na conversão de injeção de combustível, ficarei feliz em ajudá-lo!

BR

Kuba

#10 ·
Isto é lindo. Eu adoraria transformar meu bebê em uma fera com injeção de combustível... Deus sabe que eu preferia mexer com uma ECU em vez de ter que ajustar os parafusos nos carburadores... Definitivamente assinando este tópico. Continue com o ótimo trabalho, Bad One! :p

#17 ·
Você escreveu que também tem uma versão rápida / barata para pessoas que acham que faísca desperdiçada, etc., é boa o suficiente. Você poderia dar alguns detalhes?

Eu também pensei em converter um modelo L. A maneira usual seria pegar emprestado uma injeção GSX-R, mas também ouvi dizer que a injeção de um ZX6 seria uma boa solução porque o espaçamento deve ser próximo da perfeição. O 6 é menor, mas gira mais alto. Então eu acho que pode ser verdade...

#19 ·
Você escreveu que também tem uma versão rápida / barata para pessoas que acham que faísca desperdiçada, etc., é boa o suficiente. Você poderia dar alguns detalhes?

Eu também pensei em converter um modelo L. A maneira usual seria pegar emprestado uma Injeção GSX-R, mas também ouvi dizer que a Injeção de uma ZX6 seria uma boa solução porque o espaçamento deve ser quase perfeito. A 6 é menor, mas gira mais alto. Então eu acho que pode ser verdade...
Eu me lembro bem que a ZX6R tinha um diâmetro menor dos corpos de borboleta... Mas isso precisa ser confirmado.

Sim, vou tentar descrever como converter um carburador com MicroSquirt ou Ecumaster DET3 Fuel Implant.

Talvez durante o fim de semana eu comece.

BR

Kuba

#40 ·
Eu possuo as motos dos meus sonhos. Amo a ZX7R e a RR. Ando em ambas o máximo possível. Eu entendo a declaração sobre "peças de museu", mas quem NÃO gostaria de ter pelo menos uma delas?
Não, com essa declaração eu quis dizer que elas são tão perfeitas e tão $$ que terei medo de andar nelas... Se algo quebrar ou acontecer alguma coisa, essas peças são muito caras $$, se você conseguir encontrá-las.

#42 ·
Olá :)

Deus salve o carteiro! :) Novas peças chegaram!

Image

É bom voltar para casa, quando você sabe que um novo sistema de gerenciamento do motor está esperando por você :)

Image

Finalmente decidi que não vou prosseguir com o UMC-1... Esperei 3 semanas por uma resposta da NoLimitsMotorsport sem sucesso, então eu não os recomendaria. A única solução razoável foi encomendar um sistema Ecumaster EMU.

Você pode ler sobre isso aqui: http://ecumaster.com/en/products/engine-management-unit

Eu fiz alguns carros que estão funcionando perfeitamente com esta ECU.

Dezenas de recursos, ótimo suporte, atualizações gratuitas de firmware, opções personalizadas sob demanda - sem mais palavras a dizer.

Para fazer meu sistema de combustível funcionar bem, também encomendei um regulador de pressão de combustível Tomei. Barato e flexível - com dimensões e peso realmente pequenos.

Image

Eu também tenho algumas peças adicionais :)

- Novo conjunto de porcas do coletor de escape (banhadas a cobre)
- Conector VW para sensor de oxigênio de banda larga Bosch LSU4.2
- Conjunto de alavancas curtas para freio e embreagem (é claro, na cor verde!!!)

Agora eu só preciso esperar o próximo fim de semana para entrar na minha cave e me perder na sintonia :p

Eu acho que vou encontrar algum tempo para preparar a calibração básica para a ecu - há muitas coisas para fazer:
- preparar a configuração para o gatilho da manivela
- preparar a calibração para sensores (iat, clt, map, tps, crank, vss, embreagem etc.)
- configurar as saídas corretas na ecu
- preparar um estágio de injeção e ignição de acordo com o padrão da manivela.

Mantenha os dedos cruzados... para me deixar menos ocupado no trabalho :)

BR

Kuba

#47 ·
Hora de começar a festa!!!

A fiação está 80% concluída. Todo o trabalho elétrico está terminado (relés, fusíveis, etc.)
Hoje comecei a configurar as saídas e sensores no EMU. :)

Image

Espero começar o motor com o novo sistema de gerenciamento este ano... :)

BR

Kuba

#50 ·
Watching this with much interest as injection will be my next thing to do on my 7r.
Vou preparar um bom esquema de pinagem, desenhos e mapa base para o ZX7R de estoque para tornar esta conversão "amigável" :)
Eu acho que com o "tutorial" que vou preparar, qualquer pessoa pode fazer esta modificação.

BR

Kuba

#51 ·
Mal posso esperar para ver seu tutorial sobre esta conversão EFI! Seria possível executar um Power Commander V em vez da ECU que você está usando?

#52 ·
Mal posso esperar para ver seu tutorial sobre esta conversão EFI! Seria possível executar um power commander V em vez da ECU que você está usando?
Somente se você tiver outra ECU que acione a injeção de combustível. Os powercommanders são computadores piggyback usados ​​para ajustar os mapas de combustível. Eles realmente não acionam o sistema de injeção de combustível. Se você usasse toda a fiação e ECU, etc. de uma Hayabusa, poderia fazer piggyback do PCV e ajustar o combustível. No entanto, as ECUs Hayabusa mais recentes podem ser programadas sem o PCV, então você pode tirar todo o sistema FI de uma 'busa e montá-lo em uma ZX7, desde que você perfure e monte o sensor de posição da árvore de cames na cabeça ou na tampa da válvula.

Enviado de Motorcycle.com Free App

#53 ·
Ou assim eu ouvi.

#54 ·
É o que estou fazendo na minha 99 ZX9R, se eu algum dia saísse da minha bunda para terminá-la. Acho que é o que acontece quando você tem 19 motos, a maioria delas em pedaços. Estou usando um chicote completo de uma 03 Z1000, incluindo a ECU. Estarei adicionando um Power Commander III (PC-V não está disponível para esse modelo) para ajustar o combustível para minha configuração que está em linha com a ECU.

#55 ·
Olá pessoal!

2fat2fly está certo - Powercommander não pode ser usado como um controlador de motor independente, ele foi projetado para enganar o estoque. Na minha opinião, cada piggyback é uma porcaria. Ele só engana a ECU original, alterando o sinal dos sensores ou alterando diretamente o tempo de abertura dos injetores de combustível. Ambas as operações têm desvantagens...
Por exemplo: você está alterando o sinal do sensor MAP (sensor de pressão do coletor) para fazer sua moto funcionar mais rica (após a mudança da admissão, escape, etc.) Então você precisa aumentar a leitura do sensor MAP para aumentar a quantidade de combustível injetado. Ok, após este ajuste, a AFR (relação ar/combustível) está ok, mas... Vamos nos aprofundar na ECU. O sensor MAP informa à ECU sobre a carga do motor. A regra principal é: Carga mais alta - Tempo de injeção mais longo, mas há uma segunda regra: Carga mais alta - Mais atraso na ignição (menos avanço na ignição). Lembre-se que: ao alterar qualquer um dos sinais dos sensores, você tem influência no combustível e na ignição!
Motores a gasolina não são motores a diesel! Motor a gasolina tem uma estratégia de controle mais sofisticada. Geralmente, em motores a diesel, mais combustível injetado = mais torque e mais potência. Em motores a gasolina NÃO!
A parte mais complicada da afinação do motor a gasolina é o mapa de ignição e os enriquecimentos de aceleração.
Ok, mas vamos voltar ao PowerCommander (eu costumava chamá-lo de PowderCommander, porque afinar o motor com o PC é como curar a lepra com talco). Os PCs mais novos têm a opção de controle direto do tempo de abertura dos injetores. Alguns dirão que é uma tecnologia super hiper - não, não é.
É uma estratégia semelhante à que os sistemas de GPL usam em carros. Eles calculam o tempo de abertura do injetor "novo, melhor" com base no tempo de abertura da injeção do ciclo anterior... Sem esperança - isso matará seu enriquecimento de aceleração. Essa forma de afinação é boa para o trabalho em estado estacionário do motor. Você pode "desenhar" um gráfico de dinamômetro perfeito, mas... onde está a resposta do acelerador que esmaga o pescoço?
Para motores carburados, existem algumas opções:
- Opção 1 - Comprar um relógio com barômetro e dirigir com uma mochila cheia de bicos, jatos, agulhas, etc. Eu sei disso por experiência própria. Fiz muito trabalho de afinação durante as corridas de subida de montanha em carros de fórmula 3 e 3000 mais antigos com carburador. Eles funcionam bem... mas nunca funcionam perfeitamente.
- Opção 2 - Deixe o sistema de ignição original e use sistemas de injeção de combustível independentes como Megasquirt ou Ecumaster DET Fuel Implant. Eles permitirão que você ajuste sua AirFuelRatio corretamente com todas as correções (baro, temperatura, etc.)
- Opção 3 - Use um sistema de controle de motor totalmente independente - Aqui você tem CONTROLE TOTAL sobre o motor. Não é tão difícil aprender a afinar o motor. Com este tipo de sistema de controle, você pode realizar muitos recursos úteis como (flatshift, launch control, traction control) e quando você afinar seu motor corretamente, você perceberá que o dinheiro gasto em uma ECU independente foi um bom investimento. As opções disponíveis na ECU independente o isentam de usar dispositivos adicionais bastante caros, como shiftlight, cortador de ignição para mudanças de marcha em plena aceleração, etc.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre sistemas de controle do motor

BR

Kuba

#56 ·
Olá pessoal!

2fat2fly está certo - Powercommander não pode ser usado como um controlador de motor independente, ele foi projetado para enganar o estoque. Na minha opinião, cada piggyback é uma porcaria. Ele só engana a ECU original, alterando o sinal dos sensores ou alterando diretamente o tempo de abertura dos injetores de combustível. Ambas as operações têm desvantagens...
Por exemplo: você está alterando o sinal do sensor MAP (sensor de pressão do coletor) para fazer sua moto funcionar mais rica (após a troca da admissão, escape, etc.) Então você precisa aumentar a leitura do sensor MAP para aumentar a quantidade de combustível injetado. Ok, após este ajuste, a AFR (relação ar/combustível) está ok, mas... Vamos mais fundo na ECU. O sensor MAP informa à ECU sobre a carga do motor. A regra principal é: Carga mais alta - Tempo de injeção mais longo, mas há uma segunda regra: Carga mais alta - Mais retardo de ignição (menos avanço de ignição). Lembre-se que: ao alterar qualquer um dos sinais do sensor, você tem influência no abastecimento e na ignição!
Motores a gasolina não são diesel! Motores a gasolina têm uma estratégia de controle mais sofisticada. Geralmente, em motores a diesel, mais combustível injetado = mais torque e mais potência. Em motores a gasolina, NÃO!
A parte mais complicada da afinação do motor a gasolina é o mapa de ignição e os enriquecimentos de aceleração.
Ok, mas vamos voltar ao PowerCommander (eu costumava chamá-lo de PowderCommander, porque afinar o motor com o PC é como curar a lepra com talco). Os PCs mais novos têm a opção de controle direto do tempo de abertura dos injetores. Alguns dirão que é super hiper tecnologia - não, não é.
É uma estratégia semelhante à que os sistemas de GLP usam em carros. Eles calculam o tempo de abertura do injetor "novo, melhor" com base no tempo de abertura da injeção do ciclo anterior... Sem esperança - isso matará seu enriquecimento de aceleração. Essa forma de afinação é boa para o funcionamento estável do motor. Você pode "desenhar" um gráfico de dinamômetro perfeito, mas... onde está a resposta do acelerador que esmaga o pescoço?
Para motores carburados, existem algumas opções:
- Opção 1 - Comprar um relógio com barômetro e dirigir com uma mochila cheia de bicos, jatos, agulhas, etc. Eu sei disso por experiência própria. Fiz muito trabalho de afinação durante as corridas de subida de montanha em carros de Fórmula 3 e 3000 mais antigos com carburador. Eles funcionam ok... mas nunca funcionam perfeitamente.
- Opção 2 - Deixe o sistema de ignição original e use sistemas de injeção de combustível independentes como Megasquirt ou Ecumaster DET Fuel Implant. Eles permitirão que você ajuste sua AirFuelRatio corretamente com todas as correções (baro, temperatura, etc.)
- Opção 3 - Use um sistema de controle de motor totalmente independente - Aqui você tem CONTROLE TOTAL sobre o motor. Não é tão difícil aprender a afinar um motor. Com este tipo de sistema de controle, você pode realizar muitos recursos úteis como (flatshift, launch control, traction control) e quando você afinar seu motor corretamente, você perceberá que o dinheiro gasto no ECU independente foi um bom investimento. As opções disponíveis no ECU independente isentam você de usar dispositivos adicionais bastante caros, como shiftlight, cortador de ignição para mudanças de marcha em plena aceleração, etc.

Espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre sistemas de controle do motor

BR

Kuba
Este é um homem muito inteligente e ele está certo em tudo o que ele postou.

Enviado de Aplicativo gratuito Motorcycle.com

#57 ·
Droga, obrigado por esclarecer toda a questão do PowderCommander... Suponho que esse tutorial não virá antes do Ano Novo..?

#58 ·
Droga, obrigado por esclarecer toda a questão do PowderCommander... Suponho que esse tutorial não virá antes do Ano Novo...?
Comecei as férias hoje, então acho que vou começar este tutorial na segunda-feira.

O que você acha: seria uma ideia melhor iniciar um tópico separado ou incluí-lo neste tópico?

BR

Kuba

#59 · (Edited)
Eu começaria um tópico separado. E então eu o dividiria em componentes separados nesse tópico, como a fiação e onde executá-la e como conectá-la. E então outro para os componentes mecânicos para a injeção de combustível, como corpos de borboleta, bomba de combustível e a execução das linhas de combustível. E, claro, não podemos esquecer o regulador de pressão de combustível e o filtro de combustível que você usaria neste sistema. Talvez inclua algumas fotos editadas no Photoshop ou Microsoft Paint que mostrem especificamente onde colocar as peças para os novatos entre nós que gostariam de tentar isso. Algo que eu acho que seria especialmente crítico seriam quaisquer alterações que ele fez no tanque de combustível. E talvez um padrão com desenhos em escala mostrando o que cortar e onde cortar, junto com a peça que você faz para instalá-lo se você estiver fazendo uma instalação interna da bomba de combustível.